História

De olho na demanda por carne padronizada e de qualidade, a Agrozurita, de Araras (SP) criou sua própria grife através do projeto Carnes Nobres.

Planejar com antecedência de olhos voltados para tendências do mercado, fazendo da qualidade sua aliada. Estas são algumas das características que norteiam os projetos da Agrozurita, ou simplesmente AgroZ. Na produção de carne não é diferente. A empresa estabeleceu um cronograma de atuação no setor, assim que se definiu pela criação do simental de linhagem sul-africana, no início da década de 2000. Passo a passo, a empresa vem cumprindo suas metas.

Programa Qualidade da Carne

Antes mesmo de instituir projetos que levariam a produção da carne "Z", a Agrozurita introduziu novas tecnologias associadas ao mapeamento genético do DNA para identificar os reprodutores que possuem os genes específicos para transmissão de maciez e marmoreio. Batizado de Programa Qualidade da Carne, ele foi o pioneiro para a raça Simental no Brasil. "A maciez é a variante principal para satisfazer o paladar", diz Ivan Fábio Zurita, presidente da empresa.

O mapeamento genético dos touros e doadoras da empresa é feito em laboratórios dos Estados Unidos e as pesquisas utilizadas foram desenvolvidas na Austrália, de onde se originaram os programas Genestar Tenderness e Genestar Marbling, que identificam genes para a maciez e marmoreiro, respectivamente. "A partir do melhoramento de touros e fêmeas Simental o rebanho comercial ganha em produtividade e carcaça", observa Ivan Sebastião, Diretor de Carnes Nobres da AgroZ.

"Este fato dá uma maior segurança ao criador na hora de fazer cruzamentos e seleção do rebanho que tem como objetivo a produção de carne de qualidade", completa.

Visão e Compromisso

Carnes Nobres AgroZurita é a marca que representa a mais alta qualidade e excelência em carnes. Produzida através de uma rígida seleção de fêmeas Nelore e reprodutores da linhagem sul-africana da raça Simental, através da análise do DNA identificamos cientificamente a presença de genes da maciez.

A AgroZurita fornece o sêmen de seus reprodutores com genes de maciez da carne para parceiros que possuem gado comercial. Essas propriedades são previamente vistoriadas e qualificadas a participarem do nosso projeto, respeitando nosso padrão de qualidade que engloba, entre outros aspectos, a qualidade das matrizes a sanidade do rebanho, mão de obra qualificada e responsabilidade ambiental.

Os produtos – machos e fêmeas – são recomprados pela AgroZurita com um adicional no valor de mercado. Aos 8 meses de idade são encaminhados ao confinamento, onde, através de uma alimentação de origem vegetal e métodos profiláticos regulamentados internacionalmente, permanecem até os 13 ou 14 meses de idade, quando atingem a média de 17 arrobas. No abate, obtemos um rendimento de carcaça de 58%, com cobertura de gordura uniforme e cortes padronizados, macios e saborosos.

A AgroZurita tem completo e total controle de todas as fases do processo, desde a orientação de qual reprodutor melhor se adapta a seu plantel, passando pela produção, desmama, confinamento, abate, desossa e transporte até o consumidor final.

O compromisso constante da AgroZurita com seus parceiros e consumidores se concentra na busca permanente em agregar valor a seus produtos.

Qualidade e Garantia

A garantia para o consumidor não varia. Sempre que ele adquirir um corte de Carne Z levará para casa o mesmo tamanho e maciez.

A agrozurita controla o processo de alimentação dos animais - que chegam ao confinamento aos 8 meses de idade para a uniformização das carcaças , garantindo assim o abate dentro da idade desejada. Também garantimos a utilização de alimentação de origem vegetal e de medicamentos que são fornecidos dentro das leis sanitárias brasileiras.

Nossos técnicos acompanham todos os processos, desde o transporte, abate, desossa e embalagem, até chegar ao consumidor final, além de controlar todo o processo do “programa carnes nobres”, que engloba a escolha do reprodutor, a avaliação das propriedades parceiras, o desenvolvimento dos bezerros até a desmama (ganho de peso, manejo e sanidade), o transporte ao confinamento, a alimentação durante o processo, o transporte ao frigorífico, o abate, o corte, a embalagem; e finalmente, o envio desta carne ao consumidor final, que é feito por frota própria.

É através da utilização de genética diferenciada, tecnologia, alimentação apropriada e acompanhamento técnico especializado, que garantimos uma carne com cortes padronizados com relação ao tamanho, cor, maciez e suculência.

Este processo de certificação desde a origem é uma inovação da agrozurita para garantir a diferenciação das Carnes Nobres Z.

  • Seleção de Gado
  • Processo de Qualidade
  • Carnes Z